Notícias

Comemoração do Dia do Bibliotecário na UFF

Imagem do evento Dia do Bibliotecário na UFF

 

Em comemoração ao Dia do Bibliotecário (12 de março), a Universidade Federal Fluminense convida os profissionais, estudantes e toda a comunidade para o evento Muito além dos livros: acesso à informação e democracia.

Em tempos atuais, faz-se ainda mais necessário reinventar-se e rever a atuação profissional de acordo com as novas demandas, políticas e questões contemporâneas. O juramento profissional afirma "Prometo tudo fazer para preservar o cunho liberal e humanista da profissão de bibliotecário, fundamentado na liberdade de investigação científica e na dignidade da pessoa humana." É fundamental, portanto, pensar de que modo é possível garantir o acesso à informação para o exercício da cidadania e prática da democracia.

LOCAL: Campus do Gragoatá - Auditório Moacir Carvalho Gama (Bloco F – Térreo)

DATA: 27/03/2019 - 13:00 até 18:00

 

PROGRAMAÇÃO

Mesa de debate: Acesso à informação e democracia

Dr. Igor Garcez - O Serviço de Informação ao Cidadão como ferramenta de acesso

Editor Vagner Amaro - Diversidade na formação de acervos, na mediação da leitura e na divulgação literária em bibliotecas

Dra. Marianna Zattar - Competência em informação e democracia

Dra. Elisabete Gonçalves - Função social da biblioteconomia

Mediação: Vagner Amaro

 

Oficinas criativas

Papelaria e encadernação - Anne Marie e Vitor Salles

Marcador de livros em decoupage - Sandra Lopes Coelho

Arte em tecido com Patchwork - Elazimar Menezes

Atenção! As oficinas ocorrerão simultaneamente, então você só poderá se inscrever para uma delas.
Apenas os 15 primeiros inscritos para cada oficina garantirão a vaga. Manteremos lista de espera, por ordem de inscrição, caso o inscrito desista.

 

Atração Musical

Orquestra de Cordas da Grota

Será uma apresentação imperdível em uma mistura emocionante de MPB e música clássica!

 

Mude o mundo de alguém: Traga um livro de colorir ou de literatura infanto-juvenil para doação a abrigo infantil municipal.

 

Veja a programação completa e inscreva-se.

Sujeito à lotação.

Microbiology | Acesso completo até 21 de fevereiro/2019

A Microbiology Society publica 4 periódicos acessados mediante assinatura e um de acesso aberto, até o dia 21 de fevereiro de 2019 todos os periódicos estarão com acesso completo e gratuito.

Os periódicos são:

- Microbiology:

Escopo: Fisiologia e metabolismo, regulação, interação hospedeiro-parasita com foco no parasita, genética, biologia sintética e de sistemas, Biotecnologia, Biologia ambiental,Biologia Celular.

- Journal of Medical Microbiology:

Escopo: Patogênese; Virulência e resistência; Microbiologia Clínica; Epidemiologia Microbial e Molecular; Microbioma e Ecologia Microbiana na Saúde; Saúde Única – Doenças Emergentes, Ambientais e Zoonoses; Prevenção, Terapias e Terapêuticas; Resistência Antimicrobiana; Doença, Diagnose e Diagnóstico.

- Journal of General Virology:

Escopo: Naturezaevolutiva do vírus hoje, todos os aspectos de vírus animais, vegetais, bactérias e fungos, encefalopatias espongiformes transmissíveis, biologiamolecular e imunologia, interações vírus-hospedeiro, e compostos antivirais.

International Journal of Systematic and Evolutionary Microbiology:

Escopo: Evolução Microbiana, filogenética e sistemas, encoraja a submissão de Identificação, caracterização e Preservação de cultura de todo procariota, levedura, microfungos, protozoários e microalgas.

- Microbial Genomics (Open Access):

Escopo: Evolução de microorganismos (inclusive vírus), População genética e filogeografia, Surtos eEpidemias, Ecossistemas, Comunidades e interações de nicho, Patogênese dohospedeiro, comensalismo, interação microorganismo e hospedeiro, Microbioma, Reações a intervenções humanas (ex. clínica, agricultura), Metagenômica eanálise de transcriptomas, Genética funcional, Modelos e métodos computacionais, ferramentas para sequenciamento, algoritmos e protocolos.

 

I Roda de Leitura no Espaço Paduano de Aprendizagem (EPA)

A Biblioteca do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - BINF, promoveu no mês de setembro a I Roda de Leitura com os jovens do terceiro ano do ensino Médio. O tema trabalhado foi "Medo" e vários eixos, como por exemplo: a escolha da carreira, através do livro " It: A Coisa", além de vídeos com o uso de datashow, etc.

O debate trouxe a questão das múltiplas interpretações dos sujeitos enquanto agentes sociais, pautadas na realidade de cada um ali presente, além do respeito às diferenças. 

Por fim, foi apresentada a Superintedência de Documentação e a biblioteca, no intuito de aproximá-los ainda mais do contexto da biblioteca universitária, e demonstrar que a biblioteca é viva e também depende de cada um deles para continuar a sua trajetória.

I Roda de Leitura BINF

I Roda de Leitura BINF

1º Simpósio Internacional de Produção Digital | 6 e 7 de dezembro de 2018

1º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO DIGITAL

A Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em comemoração ao décimo aniversário do Portal de Publicações Eletrônicas realizará nos dias 6 e 7 de dezembro de 2018, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) o Simpósio Internacional de Produção Digital. O objetivo do Simpósio é versar sobre o âmbito da difusão e comunicação científica no meio acadêmico e englobando todos os atores que o compõe, o evento trará o debate acerca de temáticas importantes para a elaboração de e-books e periódicos científicos eletrônicos, um plano de metas com foco na produção editorial digital. Dentre as áreas que serão focadas no evento estão: os desafios para indexar periódicos em bases de dados; os formatos de publicação de revistas científicas; como selecionar textos de qualidade para a publicação; qual a taxa ideal para rejeição de textos submetidos às revistas; divulgação científica, marketing de periódicos e livros nas redes sociais e os impactos para as publicações; experiência da editoração na academia; além do debate sobre o direito autoral e quem tem direito a obra publicada.

Além da acessibilidade na disseminação científica, outra questão relevante é a qualificação dos veículos desta disseminação, por conta disso o evento será um fator primordial para a capacitação nos diversos quesitos editoriais para os participantes, que são atores importantes para as publicações técnicas científicas.

Inscreva-se.

Para mais informações, acesse 1º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO DIGITAL .

QuintaeCiência Especial em homenagem ao Dia do Professor

No dia 25 de outubro de 2018 faremos um QuintaeCiência Especial em homenagem ao Dia do Professor. O evento ocorrerá no Salão da Biblioteca Profa. Maria Teresa Thomaz (andar 2P/torre antiga) às 16h. A palestra será apresentada pelo Prof. Dr. Caio Lewenkopf (Diretor do IF/UFF).

 

Treinamento de Calouros nas Bases de Dados do Portal Capes | BCV/SDC

A SDC através da BCV apresentou no dia 28 de agosto mais um treinamento nas principais Bases de dados do Portal Capes para os alunos de Licenciatura em Química do turno noturno. O treinamento foi realizado pela bibliotecária Nahara Lima e  a professora Marcia Narcizo.

Comemoração dos 80 anos da Biblioteca do Instituto Biomédico | SDC

Para comemorar seus 80 anos, a Biblioteca do Biomédico está realizando duas atividades comemorativas:

  • I Concurso de Fotografia com o tema: "A biblioteca do Instituto Biomédico: passado e presente - 80 anos de história no ensino, extensão e pesquisa na área de saúde".

Inscreva-se até 30 de setembro com o máximo de duas fotos. Acesse o regulamento para mais informações.

  • Projeto Troca-troca de livros de literatura nacional e estrangeira.

Deixe um livro e leve um em troca e compartilhe seus momentos de leitura através da hastags #lendo no biomedico e #bib80anos.

 

A aplicação da análise de citações no desenvolvimento de coleções de bibliotecas universitárias

A bibliometria é um campo das áreas da biblioteconomia e da ciência da informação que aplica métodos estatísticos e matemáticos para analisar e construir indicadores sobre a dinâmica e evolução da informação científica e tecnológica de determinadas disciplinas, áreas, organizações ou países.

Neste evento, o professor Bruno Alves fará uma palestra sobre como a análise de citações acadêmicas pode contribuir para as tomadas de decisão no desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias.

Palestrante: Professor Bruno Henrique Alves.

Professor do Departamento de Ciência da Informação (GCI) da Universidade Federal Fluminense (UFF), nos cursos de Arquivologia e de Biblioteconomia. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP-Marília. Trabalha, principalmente, nos seguintes temas: Estudos Métricos da Informação, Bibliometria, Cientometria, Colaboração Científica, Coautoria, Sociologia da Ciência, Sociologia de Pierre Bourdieu e Gestão da Informação e de Bibliotecas. Participa dos Grupos de Pesquisa "Estudos Métricos em Informação" - UNESP/Marília e "Comunicação, Redes, Políticas de Informação" - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Local: UFF. Niterói, Campus Gragoatá, Bloco F, Auditório Moacir De Carvalho Gama
Data: 14/09/2018
Horário: 9:30h
Palestrante: Bruno Alves

Público Alvo: Bibliotecários, Alunos de Biblioteconomia, demais interessados.

Clique aqui para efetuar sua inscrição

Evento Gratuito. Sujeito à lotação do auditório

Acesso ao Pergamum - Renovação e reserva

A Superintendência de Documentação, através do SuportePergamum-UFF e da Coordenação de Bibliotecas informa aos alunos, professores, técnicos administrativos e demais usuários do Sistema de Bibliotecas e Arquivos da UFF que há um problema de acesso à conta "Meu Pergamum" que permite renovação a distância, reserva, salvar pesquisa, dentre outros serviços. As equipes responsáveis estão trabalhando para resolução do problema o mais rápido possível. Até lá, reservas e renovações só poderão ser realizadas nas bibliotecas, bem como solicitação de outros serviços. Pedimos à comunidade acadêmica que não abram atendimento via IdUFF.

Continuamos à disposição para quaisquer esclarecimentos através do suportepergamum@ndc.uff.br

III Campanha do Agasalho - Bibliotecas Solidárias

A Superintendência de Documentação (SDC), órgão que coordena o Sistema de Bibliotecas e Arquivos da UFF, realizará sua terceira edição da Campanha do Agasalho - Bibliotecas solidárias.

A Campanha busca incentivar os usuários em suspensão por atraso na entrega de livros, a regularizar sua situação por intermédio de doações de itens, como: cobertores, mantas e demais trajes de inverno.

Para cego ver: imagem com quatro cronômetros e em cada um deles há um prazo de atraso diferente e embaixo de cada um a doação correspondente para a suspensão da multa.

Para participar, o usuário deve comparecer à biblioteca onde foi gerada a suspensão entre 18 de junho e 18 de julho para fazer a doação. É importante lembrar, que nos casos de peças usadas, as mesmas devem estar limpas e em bom estado de conservação.

Esta iniciativa é temporária e toda a comunidade acadêmica pode aproveitar a oportunidade para colocar a solidariedade em dia, mesmo quem está em dia com o empréstimo de livros e não recebeu qualquer suspensão.

Os donativos arrecadados pelas unidades de Niterói serão doados às instituições abaixo, já os campi do interior ofertarão as doações à entidades sem fins lucrativos em seus próprios municípios.

Lar da Criança Padre Franz Neumair
Est. Padre José Euger, 331 - CEP:24.315-010 - Ititioca - Niterói ? RJ / CNPJ 30.147995/0074-34
http://lardacrianca.biz/
Email: lar@lardacrianca.biz
Tel.: (21) 2714-3939

Abrigo do Cristo Redentor do Estado do Rio de Janeiro-ACRERJ-SG
Rua Nilo Peçanha, nº 320 - São Gonçalo - RJ - CEP: 24.445-360 / CNPJ da Instituição: 31.733.843/0001-20
https://www.abrigodocristoredentor.com.br/
Email: acrerj@gmail.com
Tel: (21) 2712-1040

Para cego ver: dois bonequinhos , sendo um menino e uma menina com roupa de inverno e se divertindo.

Páginas