Política de Doação

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
GABINETE DO REITOR
SUPERINTENDÊNCIA DE DOCUMENTAÇÃO

Política de Aceitação de Doações nas Bibliotecas da Universidade Federal Fluminense (UFF)

A doação é uma das formas de aquisição de materiais bibliográficos nas bibliotecas da UFF. 

As bibliotecas da UFF podem aceitar doações realizadas tanto por instituições como por particulares sempre que forem pertinentes depois de uma seleção dos documentos: assim, as bibliotecas se reservam o direito de aceitar ou rejeitar as doações. A instituição ou particular que queira realizar uma doação deve entrar em contato com a biblioteca, e fornecer informações sobre o conteúdo e estado de conservação do material.

A biblioteca irá analisar sua adequação, sua utilidade dentro da coleção, o espaço disponível na biblioteca e também o custo de seu processamento técnico e manutenção no acervo. No caso de doações se aplicará os mesmos critérios de seleção utilizados para a compra.

As doações aceitas passarão a ser de propriedade da UFF ficando depositadas nas bibliotecas sujeitas aos procedimentos administrativos e técnicos de sua incorporação ao acervo. Salvo, em casos excepcionais, não se terá o compromisso de manter a doação de forma unitária, sendo integrada a coleção e disponibilizada para a comunidade.

No caso de aceite da doação por uma biblioteca do Sistema UFF, a pessoa ou instituição que faz a doação deverá firmar um documento especificando o material e a autoridade
da biblioteca para gerenciar a documentação.

As doações aceitas passarão a ser de propriedade da UFF ficando depositadas nas bibliotecas sujeitas aos procedimentos administrativos e técnicos de sua incorporação ao acervo.

Salvo, em casos excepcionais, não se terá o compromisso de manter a doação de forma unitária, sendo integrada a coleção e disponibilizada para a comunidade.

No caso de aceite da doação por uma biblioteca do Sistema UFF, a pessoa ou instituição  que faz a doação deverá firmar um documento especificando o material e a autoridade
da biblioteca para gerenciar a documentação.


Termo de Doação de Material Bibliográfico.