Universidade Federal Fluminense  

2ª SEMANA DE ACESSO ABERTO DA UFF

Nos dias 22 e 23 de outubro de 2025, a Universidade Federal Fluminense (UFF) realizará a 2ª Semana Internacional do Acesso Aberto, promovida pelo Núcleo de Ciência Aberta e Dados de Pesquisa da UFF em parceria com as Bibliotecas UFF, com o tema “A importância da Ciência Aberta para enfrentar desafios globais”. O evento comemora o primeiro ano da assinatura da Declaração de Barcelona e da criação do NuCA -UFF.

O evento abordará os temas de Gestão de Dados de Pesquisa, Repositórios, Dataverse e iniciativas da UFF na Gestão de Dados, Ciência Aberta no contexto acadêmico e Inteligência Artificial, além da base de dados OpenAlex.

No mesmo período, ocorrerá a
22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e a
Agenda Acadêmica da UFF, ampliando os espaços de debate e integração com a comunidade universitária e o público externo.
Confira a programação das Bibliotecas UFF na Agenda Acadêmica 2025.

Para receber o certificado, é necessário estar inscrito na atividade.
Inscreva-se aqui

**ACESSE SEU CERTIFICADO!**

ABERTURA DA SEMANA E RODA DE CONVERSA

Horário: 15:00

Mediadora:  Me. Maria Helena Xavier (Coordenação de Bibliotecas – CBI/SDC/UFF)

Transmissão:

Canal Bibliotecas UFF, no Youtube.

ABERTURA: 1 ano das ações do Núcleo de Ciência Aberta da UFF

Palestrante: Debora do Nascimento (Superintendência de Documentação – SDC/UFF)

RODA DE CONVERSA | VISIBILIDADE E INOVAÇÃO NA CIÊNCIA ABERTA: DADOS DE PESQUISA COMO VETORES DE TRANSFORMAÇÃO

Gestão de Dados de Pesquisa na Universidade: Visibilidade, transparência e aceleração da Ciência no Estado do Rio de Janeiro

Palestrante: Profª Drª Luana Sales (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT) 

Luana Sales é doutora e mestre em Ciência da Informação, com graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Analista em Ciência e Tecnologia (C&T) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), atuando no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) como docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), coordenadora geral do escritório do GO FAIR Brasil e líder de grupos de pesquisa em gestão e comunicação científica. Autora de publicações sobre gestão de dados de pesquisa, repositórios, bibliotecas científicas, metadados e ontologias.

 

Iniciativas de Ciência Aberta com Repositórios de Dados de Pesquisa de Universidades Brasileiras

Palestrante: Profª Drª Carolina Howard Felicíssimo (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP) 

Carolina Howard Felicissimo é graduada em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com mestrado e doutorado em Informática, com ênfase em Engenharia de Software, também pela PUC-Rio. Realizou doutorado sanduíche na Université Pierre et Marie Curie – Paris 6 (UPMC, Paris VI). Desde 2015, atua como Coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Seus projetos concentram-se em governança e gestão de dados em repositórios digitais, contribuindo para a promoção da Ciência Aberta no Brasil, com experiência tanto em Tecnologia da Informação quanto em Ciência da Informação. 

 

Dados de pesquisa para experimentos de Inteligência Artificial: a experiência do Instituto de Computação com o Dataverse

Palestrante: Profº Drº Daniel de Oliveira 

Daniel de Oliveira é Professor Associado no Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (IC/UFF), com mestrado e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. Bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Cientista do Nosso Estado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), atua em projetos de workflows científicos, dados abertos e ciência de dados, com mais de 200 publicações. É co-líder do grupo UFFeScience, editor-chefe do Journal of Information and Data Management (JIDM) e editor associado do PeerJ Computer Science.

Topo

RODA DE CONVERSA ABERTURA DA SEMANA E RODA DE CONVERSA CAMINHOS DA CIÊNCIA ABERTA: DO ACESSO À INOVAÇÃO
Horário: 15:00

Mediadora:  Me. Josimara Dias Brumatti (Coordenação de Gestão e Difusão de Informação  – CGDI/SDC/UFF)

Transmissão:

Canal Bibliotecas UFF, no Youtube.

Ciência Aberta e educação pública: oportunidades e desafios

Palestrante: Profª Drª Viviane Veiga (Fiocruz) 

Viviane Veiga é bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), mestre em Gestão da Informação e Comunicação em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz) e doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde da Fiocruz, com período sanduíche na Universidade de Coimbra. Atualmente é pós-doutoranda na University of Twente e na Harvard University, pesquisadora do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/ICICT/Fiocruz). Coordena a Rede GO FAIR Brasil Saúde, o pilar GO TRAIN Brasil e o sistema FioDMP, com atuação em ciência aberta, dados de pesquisa, acesso aberto e repositórios digitais.

Conhecendo o OpenAlex: uma fonte aberta de informação sobre a pesquisa global

Palestrante: Profº Drº Fábio Lorensi do Canto (Universidade do Estado de Santa Catarina – UFSC)

Fábio Lorensi do Canto é doutor (2022) e mestre (2018) em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É graduado em Biblioteconomia – Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e bacharel em Direito pela Faculdade CESUSC. Atua como Bibliotecário-Documentalista na Biblioteca Central da UFSC e como professor substituto do Departamento de Biblioteconomia da Udesc. É bolsista do Projeto Laguna, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

A experiência da Sociedade Brasileira de Computação na Promoção da Equidade no Acesso Aberto

Palestrante: José Viterbo (Instituto de Computação – UFF)

José Viterbo é professor Associado no Instituto de Computação da UFF, graduado em Engenharia Elétrica (USP), mestre em Computação (UFF) e doutor em Informática (PUC-Rio). Coordena o Núcleo de Análise de Dados para a Cidadania (D4Ctz), pesquisa aprendizado de máquina e inteligência coletiva aplicados a governo eletrônico e ciência aberta, além de atuar como Diretor de Publicações da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) desde 2013.

Inteligência Artificial e Ciência Aberta: O Futuro da Colaboração Científica

Palestrante: Profº Drº Ricardo Limongi (Universidade Federal de Goiás – UFG) 

Ricardo Limongi é Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas São Paulo (FGV-SP) com estágio na Cornell University. Professor e pesquisador na área de Marketing e Inteligência Artificial na Universidade Federal de Goiás (UFG). Editor Chefe na Brazilian Administration Review (BAR) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD).


Topo

Participe de nossa Pesquisa de satisfação.

Confira a programação completa da Agenda Acadêmica da UFF 2025.

Participe da programação das Bibliotecas UFF na Agenda Acadêmica 2025.