Minicurso sobre apresentação de trabalhos acadêmicos, segundo as Normas da ABNT

Grupo de Trabalho de Capacitação de Usuários promove evento inclusivo na UFF sobre apresentação de trabalhos acadêmicos

Aconteceu nos dias 5 e 10 de julho, o primeiro "Minicurso de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos, segundo as Normas da ABNT", promovido pelo Grupo de Trabalho de Capacitação de Usuários da Superintendência de Documentação (GTCAP/SDC).
O evento contou com a presença de alunos, pesquisadores, docentes, bibliotecários e membros da comunidade externa.
 
Ministrado pelos bibliotecários do Sistema de Bibliotecas e Arquivos da UFF, Dempsey Bragante e Maria Margareth Vieira Pacheco Rodrigues, o minicurso abordou as normas da ABNT para apresentação de trabalhos acadêmicos, como monografias, teses e dissertações.
O minicurso proporcionou aos participantes a oportunidade de aprender um pouco sobre a apresentação de uma monografia, as normas para elaboração de referências bibliográficas e citações, além de algumas noções sobre plágio.
Segundo o coordenador do Grupo de Trabalho de Capacitação de Usuários, Daniel Ribeiro dos Santos, a iniciativa tem por objetivo disponibilizar para a comunidade acadêmica informação atualizada e confiável sobre o uso das normas da ABNT, que são imprescindíveis para a apresentação de qualquer trabalho acadêmico.
O minicurso, que dispôs de espaços acessíveis para deficientes físicos e portadores de necessidades especiais, foi realizado em duas turmas, ambas na Faculdade de Economia.
Na segunda turma do minicurso, realizada no dia 10 de julho, tendo em vista uma política de acessibilidade e inclusão, se contou ainda com a colaboração da equipe de intérpretes de Libras da Divisão de Acessibilidade e Inclusão da UFF – SENSIBILIZA.

Segundo a bibliotecária Ana Nogueira Braga, aluna do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI/UFF), foi muito positiva a iniciativa do GT de Capacitação de Usuários, oferecer para toda comunidade acadêmica um curso sobre as normas da ABNT para elaboração de trabalhos acadêmicos. Outro ponto muito importante, segundo Ana Braga, foi o curso ter sido oferecido também com intérpretes de Libras, ressaltando a importância da inclusão dentro da Universidade Federal Fluminense.
Segundo a superintendente de documentação da UFF, DéborahAmbinder, as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), norteiam a elaboração de trabalhos acadêmicos e viabilizam a investigação da Ciência. De acordo com a superintendente, o "Minicurso de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos” promovido peloGrupo de Trabalho de Capacitação de Usuários da SDC, beneficia todos os níveis do Ensino Superior no Brasil, da graduação ao pós-doutorado.
Déborah Ambinder conclui afirmando que a presença de intérpretes de Libras durante o minicurso, é uma iniciativa brilhante do GT Capacitação e resultado de uma parceria entre o SENSIBILIZA UFF e a Superintendência de Documentação, que elimina as barreiras da comunicação e amplia ações de inclusão educacional na UFF.
Para acompanhar os próximos eventos promovidos peloGrupo de Trabalho de Capacitação de Usuários da Superintendência de Documentação (GTCAP/SDC) basta seguir a fanpage do GT no Facebook e a seção de eventos do site da UFF.

Link da fanpage do GTCAP: https://www.facebook.com/GTCapacitacao/