Procedimentos para criação de comunidade e/ou coleção no RIUFF

Procedimentos para criação de comunidade/coleção no RIUFF

1. Solicitação

Encaminhe para a Superintendência de Documentação – SDC a solicitação de adesão  no RIUFF:

a. Solicitação deverá ser feita pelos coordenadores de curso, via e-mail: riuff@id.uff.br;

b. Deverão constar no e-mail as seguintes informações:

• Subordinação do Curso na área do CNPq:
• Nome da escola ou instituto e sigla:
• Nome do Curso de graduação e SIORG:
• nome e e-mail do gestor da Coleção (o coordenador do Curso):
• e-mail dos submetedores:
• logotipo do Curso

c. A criação das comunidades/coleções só poderá ser realizada pelo administrador operacional da SDC, a  partir das informações enviadas.

2. Cadastro do usuário

O usuário ou pesquisador deverá se cadastrar no RIUFF, clicando em <Meu Espaço>, e depois < Usuário novo? Clique aqui para se registrar>, independente da criação da comunidade.

3. Adequação dos formulários

O formulários onde são inseridos os dados de cada coleção é elaborado de acordo com o tipo de documento e especificidades existentes de cada comunidade. Esta adequação é feita pela SDC  em parceria com Superintendência de Tecnologia da Informação.

4. Habilitação da permissão

a.  A habilitação da permissão do usuário é fornecida pela SDC levando-se em consideração a função do usuário informada quando da solicitação da criação de comunidades e coleções.
b. Tipos de permissão:
Gestor de Comunidade: função a ser exercida pelos diretores de Unidade. Fornece ou retira permissões de acesso às pessoas e documentos daquela comunidade ou subcomunidade. Pode ainda, atuar como depositante de itens no RIUFF;
Gestor de coleção: Função exercida pelo coordenador de curso. Gerencia a própria coleção e seus itens. Pode ainda, atuar como depositante de itens no RIUFF;
Depositante/Submetedor: função exercida pelo autor do trabalho, pessoa designada por este  ou escolhida pelos gestores. O usuário deve estar habilitado para inserir os trabalhos no RIUFF
Validadores (Bibliotecas): Verificam e corrigem as informações inseridas e validam o item depositado para publicação no RIUFF (disponibilização na WEB).

5. Nomeação dos gestores

As determinações de Serviço com a nomeação dos Gestores das Comunidades/Coleções e depositantes serão publicadas pelos solicitantes das Comunidades e Coleções.