Notícias

Emmanuel Bragança de Macedo Soares

Emmanuel Bragança de Macedo Soares (1945-2017) , jornalista e historiador, dedicou sua vida a história fluminense, em especial, a história de Niterói. Além dos mais de 20 livros publicados , Emmanuel deixou para o Centro de Memória Fluminense (UFF/SDC/CEMEF) todo o seu acervo de fichas, artigos, anotações, manuscritos e fotos . Um material riquíssimo a ser explorado pelos historiadores e aos entusiastas da nossa história. Esta exposição celebra sua vida e sua obra!!

Abertura da Exposição: vida e obra de Emmanuel de Macedo Soares

O Centro de Memória Fluminense, Superintendência de Documentação da UFF, Marcelo, Cristina, Fabricia e João Augusto convidam para a abertura da Exposição sobre a vida e obra de Emmanuel de Macedo Soares no Térreo da Biblioteca Central do Gragoatá - Campus Gragoatá.

Data: Terça-feira, 12 de novembro de 2019 de 15:00 a 19:00

Palestra: “A História do Bairro do Cubango: recanto da raça negra” com o professor Teones França.

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação, por intermédio do Memorial Roberto Silveira, realizarão no próximo dia 13/08, às 15 horas, no Memorial Roberto Silveira, a palestra: “A História do Bairro do Cubango: recanto da raça negra” que será ministrada pelo escritor, doutor em História Social (UFF), professor Teones França.

Exposição 100 anos do ritmista Jackson do Pandeiro

       A Sala Carlos Couto inaugura exposição em homenagem a um dos principais ritmistas da música nordestina, que completaria 100 anos em 31 de agosto. Jackson do Pandeiro, o Rei do Ritmo, foi cantor, compositor e instrumentista ao longo de 54 anos de carreira, figura importantíssima na popularização da música nordestina nacionalmente, ao lado de Luiz Gonzaga. A exposição conta um pouco da vida e obra do artista, através de fotografias e discos de vinil. José Gomes Filho, o Jackson do Pandeiro, nasceu na Paraíba, no município de Alagoa Grande, em 31 de agosto de 1919.

A Biblioteca Nacional convida para o curso "Introdução ao grego para catalogação de obras raras"

       A Biblioteca Nacional convida para o curso "Introdução ao grego para catalogação de obras raras" com os professores Pedro Ribeiro Martins, Rainer Guggenberger e Pedro da Silva Barbosa, todos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O curso vai abordar os seguintes tópicos:

Páginas