Breve histórico

     O Centro de Memória Fluminense (CEMEF), é um centro documental e cultural, integra o sistema de Bibliotecas da Universidade Federal Fluminense, criado em março de 1992, reúne uma série de coleções particulares de personalidades niteroienses, cedidas por doação ou comodato, além de vir formando ao longo dos anos o seu próprio acervo, através de compra e doações. O CEMEF tem como missão coletar documentação, independente da sua forma física, com a finalidade de reunir, preservar e divulgar a memória fluminense. Reunindo um acervo de livros, periódicos, folhetos, fotografias, postais, mapas, plantas, partituras e manuscritos, versando sobre o Estado do Rio de Janeiro, com ênfase na cidade de Niterói, e nas areas de história e Literatura de autores fluminenses.
     O Centro de Memória foi idealizado pela Prof(a) Aidyl de Carvalho Preis, com intuito de abrigar documentação sobre o Estado do Rio de Janeiro e que possibilitasse estudos sobre a História Fluminense, a ideia começou a germinar com a criação, em 1971, na Universidade Federal Fluminense, com o Curso de Pósgraduação em História. Tal iniciativa mereceu apoio de vários professores e autoridades universitárias e também do Núcleo de Documentação da UFF. Havia entre os Professores responsáveis pela criação do curso de Pós-Graduação em História da UFF, grande preocupação em salvaguardar coleções públicas e particulares de Niterói.
     A efetiva criação do Centro de Memória Fluminense da UFF deveu-se sobretudo, à ação de profissionais advindos da área de História, da Professora Aidyl e do Bibliotecário João Carlos Gomes Ribeiro, profissional sempre atento as questões de preservação de acervos, que foi o primeiro chefe do Centro de Memória e mais tarde viria a ser diretor do Núcleo de Documentação.
    
    

Fonte:
FERNANDES, Maria José da Silva. A importancia das coleções particulares para a preservação da memória regional: o
Centro de Memória Fluminense da UFF. Niterói: Sociedade de Amigos do Centro de Memória Fluminense, 2005. (Cadernos do
Centro de Memória Fluminense, 7).
FERNANDES, Maria José da Silva. Centro de Memória Fluminense: relatório de gestão set.1996/abr.2011. Niterói, 2011.