Histórico

A Biblioteca do Instituto de Física da UFF foi criada em 1982, para atender ao Curso de Pós-Graduação em Física, recentemente criado, funcionando nas antigas instalações do Instituto Física (IF) no Campus do Valonguinho - Centro de Niterói.

Em 1985, a BIF, como é conhecida, integra-se à Superintendência de Documentação da UFF, passando a atender também o curso de graduação, em especial os alunos do ciclo profissional.

Em 1994 com a mudança de todo IF para o Campus da Praia Vermelha, na Boa Viagem, e a transferência dos livros de física básica que ainda estavam na Biblioteca Central do Valonguinho, a BIF passou a concentrar toda a coleção de física da UFF e a atender aos alunos dos cursos de graduação (Engenharia, Matemática, Química, Farmácia, Informática) aos quais o Departamento de Física oferece disciplinas.

Em outubro de 2006 teve seu espaço ampliado e modificado ao transferir-se para as novas instalações  no segundo piso (2P) do IF,  proporcionando aos nossos usuários mais conforto e qualidade no atendimento.

Em novembro de 2010 a BIF passou ser denominada Biblioteca Profª Maria Teresa Thomaz, por decisão do Colegiado do Instituto de Física, em reconhecimento a sua participação e colaboração junto à Biblioteca.

Nossos Objetivos:

Fornecer informações e recursos bibliográficos  às  atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela Universidade Federal Fluminense e, especialmente, pelo Instituto de Física da UFF;
Preservar, organizar e divulgar a produção científica do IF/UFF;
Atender, mediante seus recursos, a demanda por informações especializadas em Física da comunidade em geral (estudantes de ensino médio e superior, pesquisadores de outras instituições, outras bibliotecas etc.).

Acervo:

O acervo é formado por  livros, teses, periódicos científicos e CD-ROMs especializados em Física e obras de referência (tabelas, dicionários e enciclopédias gerais e especializados).  A Biblioteca possui também em menor número obras de áreas correlatas, tais como: Matemática, Computação, Química, Engenharia, entre outras.

Através do Pergamum (que reúne os registros bibliográficos do acervo da BIF e das Bibliotecas da UFF) é possível fazer pesquisa por autor, título, assunto, entre outros campos.

Catálogo On-line da UFF (clique aqui para acessá-lo)

Teses e Dissertações:
As teses e dissertações da BIF também estão disponíveis no Banco de Teses e Dissertações - TEDE (clique aqui para acessá-lo).

Contato:

Telefones: (21) 2629-5854, 2629-5855 ou 2629-5856. Email:  bifisica@if.uff.brbif@ndc.uff.br.

Horário de funcionamento:

De segunda  a sexta-feira, das 10h às 20h, e em períodos de férias das 9h às 18h.

Endereço:

Av. Gal. Milton Tavares de Souza s/nº., andar 2P, Gragoatá, Niterói, 24210-346, R.J.