Coleções Especiais, Obras Raras e/ou Valiosas

Local: Sala Bezerra de Menezes no 1º piso
Equipe: Andréa e Gustavo
O que oferecemos:

  • Atendimento aos usuários;
  • Orientação aos usuários sobre a utilização e o manuseio do acervo;
  • Orientação sobre a consulta ao catálogo on-line;
  • Visita guiada;
  • Zelo pela guarda e conservação do acervo das coleções especiais e raras da BCG;
  • Adoção de políticas de conservação e preservação para manter a integridade e a originalidade da obra, assegurando uma maior proteção aos documentos de valor histórico e/ou de pesquisa.

Acervo

  1. Coleções especiais de caráter particular: Alair Gomes; Ismael Coutinho; Bezerra de Menezes; Bárbara Levy; Maria Jacintha; Lydia Podorolsk; e Eulália Lobo.
  2. Coleções especiais de caráter temático: Pós-graduação de História e Ciências Políticas; Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI); Estudos Galegos; Estudos Americanos; O Pasquim; além da Coleção de Obras Raras da BCG e de Cartazes.
  • Acesso

O acervo do Setor de Coleções Especiais, Obras Raras e/ou Valiosas está disponível apenas para consulta local. O acesso às coleções localizadas na Sala Bezerra de Menezes é restrito, ou seja, somente estão autorizados a entrar nesta sala os funcionários da biblioteca. As coleções que compõem esta sala são: Alair Gomes, Ismael Coutinho, Obras Raras, Coleção de Cartazes e Bezerra de Menezes. A retirada de livros para atender a solicitação dos usuários far-se-á unicamente mediante o formulário de cadastro preenchido para fins de controle da saída do título da sala, com exceção das obras raras e cartazes que terão outros procedimentos.

  • Reprodução

É vedada a reprodução por fotocópia, sendo permitida apenas a utilização de máquina fotográfica digital sem utilização de flash e/ou scanner de mão, desde que respeite os limites impostos pelas leis que regulam os direitos autorais. Além disso, os equipamentos deverão ter a sua utilização autorizada pelo bibliotecário da BCG após a análise do estado físico da obra. As Coleções Especiais que se encontram no anexo da Sala Bezerra de Menezes: Maria Jacintha, Bárbara Levy, Estudos Galegos, Estudos Americanos, O Pasquim e o Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI), poderão ser retirados para reprodução.

  • Reserva

É permitida a reserva de apenas dois livros por vez. A reserva ficará mantida pelo prazo de 48 horas.

Coleção de Obras Raras e Cartazes

  • Atendimento

O atendimento será de segunda a sexta-feira de 8h30 às 18h. O usuário deverá entrar em contato com o responsável do Setor de Coleções Especiais, Obras Raras e/ou Valiosas para formalizar o atendimento. A solicitação do agendamento deverá ser feita pelo e-mail com antecedência mínima de 48 horas. Após o agendamento, o usuário deverá pessoalmente preencher uma ficha de identificação para a realização da consulta, justificando os objetivos e registrando as obras a serem consultadas. A consulta aos títulos da Coleção de Obras Raras e a dos Cartazes será supervisionada pela equipe do Setor de Coleções Especiais.

  • Normas para manuseio das obras

Os materiais bibliográficos que compõem a Coleção de Obras Raras necessitam de cuidados especiais no manuseio para que seja mantida a sua conservação. Segue abaixo algumas orientações:

  1. É permitido consultar apenas 01 livro por vez, salvo situações específicas justificadas;
  2. Virar as folhas vagarosamente;
  3. Utilizar luvas descartáveis e máscaras que serão oferecidas para o manuseio das obras;
  4. Não forçar o livro ao abrir;
  5. É permitido o uso de lápis, lapiseira, borracha e computador pessoal; demais objetos devem ser guardados no guarda-volumes;
  6. Cadernos, livros, equipamentos (laptop, máquina fotográfica etc.) e outros materiais somente serão permitidos com autorização do bibliotecário responsável;
  7. Não apoiar as mãos, braços e cotovelos sobre a obra;
  8. Não colocar outros livros, papéis ou qualquer objeto sobre eles.
  9. Não será permitida a entrada de canetas e objetos cortantes;
  10. Pastas, casacos, cachecóis, chapéus, bolsas e mochilas devem ser deixados no guarda-volumes.
  • Reprodução

Não é permitido empréstimo e reprodução por fotocópia das obras raras. A reprodução poderá ser permitida com o uso de máquina fotográfica digital sem flash e/ou scanner de mão, desde que não provoque danos físicos e fotoquímicos à obra. As restrições de reprodução, podem ser feitas pelo bibliotecário responsável, devido ao estado de conservação do item.

Observação: Os critérios adotados pela BCG para a identificação de raridade seguem as diretrizes do Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras (PLANOR) e a Ordem de Serviço do Núcleo de Documentação da UFF nº 2, de 05 de maio de 2000.

Dias e horários de atendimento: 
Segunda a sexta-feira de 8h30 às 21h; a partir das 18h o atendimento será feito pelo Serviço de Referência do 2º andar.
Telefone: 
21 2629 2772
Email do setor responsável pelo serviço: