Acervo

  • Acervo Geral

O acervo é composto por livros da coleção geral; publicações periódicas; TCC's, teses e dissertações; catálogos de artes; partituras; obras de referência; multimídia. O acesso  aos registros dos materiais em meio físico (impresso) podem ser feitas através do Catálogo Online do Sistema de Bibliotecas da UFF - Pergamum.

  • Obras Raras e Coleções Especiais

O acervo de obras raras/antigas da BCG possui importantes obras dos séculos XVII, XVIII e XIX,  e as coleções especiais possuem obras de caráter:

  1. Temático: Coleção Estudos Americanos; Coleção Estudos Galegos; Coleção do Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI); Coleção Projeto RESGATE;
  2. Particular: Coleção Alair Gomes; Coleção Maria Jacintha; Coleção Ismael Coutinho; Coleção Bezerra de Menezes; Coleção Bárbara Levy; e Coleção Lydia Podorolski.
  • Periódicos Impressos

As coleções de periódicos da BCG são de caráter científico, técnico ou geral, e os assuntos pertinentes às áreas de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.
O Acervo é composto aproximadamente de 2.700 títulos, 1.000 periódicos avulsos, 800 periódicos de referência, recebidos através de assinaturas, doação e permuta.
A coleção de periódicos técnico-científicos está agrupada nas estantes por área, visando facilitar o acesso pelos usuários dos diversos cursos que a BCG atende. Dentro de cada área, os periódicos são arquivados em ordem alfabética de título. Podem ser consultados diretamente no 3º piso da BCG, relação das áreas:

  1. Ciência da Informação
  2. Ciências Humanas: Filosofia – Psicologia – Religião
  3. Ciências Sociais e Humanas
  4. Serviço Social
  5. Língua e Literatura
  6. Educação/Educação Física
  7. Artes/Comunicação Social
  8. História
  9. Multidisciplinar
  • Conteúdos Eletrônicos

Bases de livros eletrônicos (e-books) disponíveis para download e/ou para leitura via Internet; bases de periódicos eletrônicos; bases de documentos eletrônicos; bases de documentos acadêmicos tais como teses e dissertações; bases com conteúdos mistos contendo  livros, artigos de periódicos, imagens e vídeos, estatísticas; dentre outros, de uso exclusivo da comunidade Acadêmica da UFF e outras fontes de pesquisa mapeadas, que são de acesso livre na Internet.